Setembro Amarelo: tudo sobre o mês dedicado à valorização da vida

O Setembro Amarelo é uma campanha de valorização da vida e prevenção ao suicídio que surgiu em 2003, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde mental e emocional, além de trazer o assunto para mais discussões na sociedade.

A campanha foi criada para quebrar o estigma que existe em torno do suicídio e estimular as pessoas que estão sofrendo a buscarem ajuda profissional.

Neste mês, são oferecidos diversos eventos e ações que servem para informar a população sobre a importância de cuidar da sua saúde emocional.

Além disso, existem entidades como o Centro de Valorização da Vida (CVV), que dão apoio gratuito e sigiloso para quem precisa de ajuda.

Qual a história por trás do Setembro Amarelo?

A história por trás do Setembro Amarelo é a de Mike Emme, um jovem norte-americano que se suicidou aos 17 anos. Mike era um jovem conhecido por ser amoroso e prestativo, gostava de ajudar os vizinhos e tinha ótimas habilidades com mecânica automotiva. Inclusive, ele tinha um Ford Mustang 1968 que reformou e pintou de amarelo.

Depois do seu falecimento, a família e os amigos decidiram distribuir fitas amarelas e criar a campanha Yellow Ribbon (fita amarela) para incentivar outras pessoas que tinham pensamentos suicidas a procurarem ajuda.

Por que a cor amarela foi escolhida para o Setembro Amarelo?

Como vimos na história da campanha, os familiares de Mike Emme distribuíram fitas amarelas para conscientizar outras pessoas sobre a importância de buscar auxílio.

Dessa forma, a cor amarela passou a representar a campanha e virou um símbolo do combate ao estigma em torno do suicídio, promovendo um incentivo a todos na procura de ajuda profissional e cuidado com a saúde emocional.

Por que o mês de setembro foi escolhido para a campanha?

O mês de setembro foi o escolhido, pois no dia 10 desse mês acontece o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e visa promover uma conscientização global a respeito da saúde mental e sua importância.

Por que cuidar da saúde emocional é tão importante?

O cuidado com a saúde emocional é essencial para a nossa vida, afinal de contas, ela influencia diretamente em nossa qualidade de vida e na capacidade de interagir com o mundo ao nosso redor.

Com uma saúde equilibrada, somos mais resilientes, mantemos relações mais saudáveis, tomamos decisões com clareza e lidamos melhor com o estresse do dia a dia.

A falta de cuidado com as nossas emoções e sentimentos pode levar ao desenvolvimento de algumas doenças, por isso, falar sobre o assunto e desmistificar preconceitos é super importante.

Leia também: Como escolher o Floral de Bach ideal para cada emoção?

Como cuidar da saúde mental e emocional?

Sabendo de tudo isso, é fundamental saber como cuidar da nossa mente e emoções, aprendendo a controlar nossos sentimentos e vivendo uma vida com muito mais qualidade. Confira a seguir algumas dicas de autocuidado que vão te ajudar nisso!

1. Pratique a autocompaixão

Com a autocompaixão, você aprende a se criticar menos e aceitar as suas falhas, entendendo que elas acontecem. Você deve tratar a si mesmo com a gentileza e o carinho que trataria uma pessoa querida.

Esse autocuidado é essencial para elevar a autoestima e aprender a conviver bem com a sua própria presença, aceitando seus defeitos e qualidades.

2. Mantenha uma rotina de autocuidado

Outro ponto muito importante é manter em sua rotina alguns momentos dedicados ao autocuidado, realizando atividades que você gosta. Você pode escolher entre atividades como ler um livro, praticar algum esporte, meditar, ouvir músicas e outras ações que te fazem se sentir bem em sua própria pele.

Esses momentos nos ajudam a levar nossa rotina tão corrida com mais leveza, dedicando um tempinho para cuidarmos de nós.

3. Estabeleça limites saudáveis

Você tem sentido o peso do estresse e da sobrecarga? Isso costuma acontecer quando não sabemos dizer não e desrespeitamos os nossos limites apenas para agradar aos outros.

Por isso, é essencial estabelecer limites saudáveis e aprender a dizer “não” em alguns momentos. Dessa forma, você consegue manter um equilíbrio emocional, evitando o estresse e sobrecargas emocionais.

4. Pratique a gratidão

Pegar alguns minutinhos do seu dia para refletir pelo que você gostaria de agradecer e o que aconteceu de bom é ótimo meio para melhorar o estado emocional, além de fazer com que você foque mais nas coisas positivas da vida.

5. Experimente algumas práticas integrativas

Algumas práticas integrativas permitidas e aprovadas pela OMS, como o uso de Florais de Bach, podem te ajudar nessa missão de cuidar das suas emoções e sentimentos. Aqui na Thérapi, somos especialistas em florais e temos um guia completo que vai te ensinar tudo sobre eles. Confira!

6. Cultive boas relações

Estar com pessoas que apoiam o seu bem-estar emocional e estão preocupadas em realmente te ajudar é fundamental para manter uma boa saúde mental. Por isso, cultive relações saudáveis em sua vida.

Cuidar das nossas emoções e sentimentos não é algo que deve ficar restrito somente durante a campanha do Setembro Amarelo, mas, sim, durar todo o ano.

Se você quer conhecer mais dicas de cuidados emocionais e aprender mais sobre o assunto, continue navegando em nosso blog! Aproveite para entender como manter o equilíbrio emocional e mental na sua vida com o nosso post!

Avalie

Deixe um comentário