“Chakra” é um termo em sânscrito que significa roda, círculo ou vórtice, e é um conceito pertencente às tradições indianas. Os chakras são centros energéticos que servem para absorver a energia vital, distribuí-la no indivíduo e liberá-la para o exterior; essas rodas de energia conectam corpo, mente e espírito, o que influencia consideravelmente o comportamento, as emoções e muitos outros aspectos.
O corpo, em suas formas física, emocional, espiritual e mental, está sob a responsabilidade dos chakras. Os mais importantes se localizam ao longo da coluna vertebral, tendo cada um uma função específica.
Os chakras podem ser abertos ou fechados. Se um deles é aberto, a
energia é capaz de fluir livremente nessa área; porém, se for fechado, não há circulação energética. Um chakra bloqueado pode causar desequilíbrios no indivíduo, tanto físicos quanto emocionais. Por isso, para que as funções do corpo estejam em harmonia, é necessário alinhar os chakras. O equilíbrio de cada ponto vital pode ser concebido por meio de diferentes técnicas, como a meditação, o reiki, e a terapia com florais. Os chakras podem ser alinhados sozinhos ou coletivamente, presencialmente ou até mesmo à distância por meio de consultas e tratamentos específicos.
Cada um dos sete chakras tem sua pedra, cor e mantra, e está associado a um
elemento. Eles são organizados de acordo com as necessidades humanas, começando pelo
instinto de sobrevivência à transformação espiritual.
Os sete chakras
CHAKRA BÁSICO – Muladhara
De cor vermelha, o chakra básico tem como elemento principal a terra. Ele é responsável pela manutenção da vitalidade, disposição e conexão com o mundo material. Está localizado na região do períneo. Quando desalinhado, pode causar alienação, falta de ânimo ou excesso de apego ao mundo material.
CHAKRA SACRO – Svadhisthana
O chakra sacro fica localizado na região pubiana, é responsável pela manutenção de nosso sistema reprodutor. Ele exerce poder sobre a fertilidade, os impulsos sexuais e sobre nossa capacidade criativa. Boas ideias são impulsionadas pelo chakra sacro. Sua cor é laranja.
CHAKRA UMBILICAL – Manipura
Fica a três centímetros do umbigo e está intimamente ligado ao sistema digestório, em especial ao pâncreas. Seu elemento é o fogo. É nele também onde se concentra a energia do poder pessoal, da comunicação entre mente e corpo físico. Por ser central, também
desenvolve um papel importante na distribuição de energia pelo corpo. Quando desalinhado, pode tornar a pessoa narcisista ou, ao contrário, muito insegura. Sua cor é amarela.
CHAKRA CARDÍACO – Anahata
O chakra cardíaco é responsável por fornecer energia ao sistema circulatório e cardiorrespiratório. Também está relacionado à glândula timo, que é componente do sistema imunológico. No campo comportamental, tem a função de reger relações afetivas e
sentimentos. Quando desalinhado, pode causar tanto problemas emocionais quanto cardíacos ou imunológicos. Alegria fortalece o chakra cardíaco. Sua cor é verde.
CHAKRA LARÍNGEO – Vishuddha
É o chakra azul. Fica próximo à garganta e comanda as funções da tireoide. Está relacionado à nossa capacidade de expressão, corporal e verbal. Portanto, quando desalinhado, pode gerar dificuldade na comunicação, insegurança ou problemas na faringe, laringe e nos demais componentes da região.
CHAKRA FRONTAL – Ajna
Pode ser representado em azul ou branco e está localizado na parte superior do rosto. É responsável pelo sistema nervoso e está relacionado também à visão. O chakra frontal, conhecido também como chakra do conhecimento, tem a ver tanto com a nossa capacidade de enxergar o mundo material quanto com a intuição e o sentimento. Em equilíbrio, pode gerar bons frutos, como a concentração e a capacidade de raciocinar com clareza.
CHAKRA CORONÁRIO – Sahasrara
De cor violeta, o chakra coronário está no topo da cabeça. Responde à nossa conexão com o mundo espiritual, com as energias do universo e também com o cérebro e a consciência.
Terapia floral para alinhamento dos chakras
O floral de Bach Setechakras foi desenvolvido para auxiliar no alinhamento dos nossos centros de energia. Com o desequilíbrio dos chakras, podemos apresentar problemas relacionados à autossuficiência, autoexpressão, criatividade, sabedoria, estabilidade física e emocional, e à sexualidade. Atuando no âmbito emocional e energético, o floral Setechakras ajuda também a desenvolver uma melhor conexão com o universo.