Desobediência infantil: um dos desafio da maternidade

17.09.2021

Educar é uma tarefa complexa e uma responsabilidade que pode gerar preocupação a muitas famílias no momento de estabelecer regras e limites. As crianças têm vontades próprias, mas é fundamental que elas sejam ensinadas a respeitar normas e a entender valores relevantes para a construção do caráter. Um dos desafios da maternidade é a disciplina dos filhos; um trabalho contínuo, que orienta a criança a entender e a distinguir o certo do errado.

Crianças são imediatistas e procuram atender às suas próprias vontades a todo o instante. Por isso, é normal que os pequenos se tornem desobedientes, e não há idade exata para que eles comecem a demostrar indisciplina. Lidar com este empecilho pode ser um dos grandes desafios da maternidade, visto que tende a gerar confronto entre pais e filhos.

Em algumas circunstâncias, é possível que a criança esteja sendo desobediente por ainda não estar pronta para entender as solicitações de seus pais ou tutores. Contudo, quando os pequenos escolhem confrontar os adultos apesar de já terem maturidade para compreender seus direitos e deveres, é necessário o diálogo.

Como lidar com a desobediência

Entender as causas

Um comportamento desobediente da criança pode estar relacionado a fatores com as quais ela não saiba lidar, como sentimentos negativos ou o desejo por atenção. É importante que se investiguem as causas da desobediência, que podem não ser perceptíveis à primeira vista.

Dialogar

Quase tudo se resolve com um bom diálogo. Sentar-se com a criança e conduzir uma conversa calma e acolhedora, ouvir o que ela tem a dizer pode ser crucial para que o pequeno compreenda seus limites e passe a se comportar de forma mais disciplinada.

Criar combinados

Se a criança já for capaz de dialogar com os pais e entender as regras, é importante que ambas as partes negociem seus direitos e seus deveres. Assim, as normas ficam estabelecidas e os filhos se sentem mais bem orientados.

Não criticar em demasia

Viver sob críticas e xingamentos o tempo todo não é construtivo para ninguém. É fundamental que os pais saibam se posicionar entre não serem negligentes com as atitudes erradas de seus filhos e não se tornarem carrascos para eles. Se o momento não for oportuno para uma conversa, ela deve ser adiada, mas nunca esquecida.

Florais de Bach para lidar com os desafios da maternidade

Reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os florais de Bach, desenvolvidos pelo Dr. Edward Bach, têm sido usados nos últimos 80 anos como terapia complementar, baseada no uso de essências florais medicinais que ajudam a administrar disfunções mentais e comportamentais. O Kids Disciplin, da Floral Thérapi, ajuda a trazer mais flexibilidade, equilíbrio e tolerância, fundamentais para o desenvolvimento das crianças.

Leia também

21.03.2024

Suplementos Alimentares

Conheça os benefícios do Polivitamínicos

Suplementos Polivitamínicos A-Z: Conheça o que são, seus benefícios e muitos mais

20.03.2024

Florais de Bach

Você sabe a diferença dos Florais de Bach e os Óleos Essenciais?

Você sabia que existe uma grande diferente entre Florais e Óleos Essenciais? Confira aqui, como que são obtidos, quais as diferenças de utilização e muito mais

14.03.2024

Florais de Bach

Os Florias de Bach em sua rotina

Os Florias de Bach em sua rotina Saiba Como inserir os Florais de Bach na sua rotina e em quanto tempo posso ver algum resultado dos florais na Terapia Floral

Pinterest
fb-share-icon
Instagram
WhatsApp
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments