Setembro amarelo®: vamos falar sobre a prevenção ao suicídio

14.09.2022

O Setembro amarelo® é a campanha destinada à prevenção e conscientização contra o suicídio por meio da informação.

O suicídio é um problema de saúde pública em todo o mundo. Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2019, só no Brasil, a cada 40 segundos uma vida é tirada. O número de casos é de 38 suicídios por dia e 800 mil mortes no ano.

Trata-se de uma questão que afeta indivíduos independentemente de faixa etária, sexo e nacionalidade. Por isso, atuar ativamente nesta causa é um dever de todos nós.

Como surgiu o Setembro amarelo®?


A origem da campanha se deu pelo suicídio cometido pelo jovem de 17 anos, Mike Emme, nos Estados Unidos, em 1994. Mike era habilidoso em mecânica e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo.

Na época, seus amigos e familiares não conseguiram identificar os sinais de que Mike pensava em tirar a própria vida e no seu funeral, decidiram montar uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem “Se precisar, peça ajuda”.

Essa atitude tomou grandes proporções até que em 2003, organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

No Brasil, a campanha ganhou força em 2014, como fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM).

A importância de abraçar a campanha

O suicídio ainda é rodeado de estigmas e tabus, é por isso que tocar no assunto é fundamental. Falar sobre isso pode ajudar com que pessoas que estejam passando por momentos difíceis busquem ajuda e entendam que não estão sozinhas e que vale a pena
escolher a vida.

O Setembro amarelo® ajuda a criar canais de comunicação para que pessoas tenham suporte e acesso ao tratamento de que precisam. E ainda, serve para conscientizar as famílias, para que saibam identificar possíveis sinais e buscar ajuda antes que seja tarde.

Afinal, um dos pilares do Setembro Amarelo® é disseminar a informação. Assim, todos têm a chance de aprender sobre o assunto e poder oferecer ajuda àqueles que precisam, sem julgamentos.

Como buscar ajuda?

O Centro de Valorização da Vida é uma organização civil filantrópica e sem fins lucrativos que presta serviços voluntários e gratuitos para a prevenção do suicídio. Fundado em 1962, o CVV é, desde 1973, reconhecido como Utilidade Pública Federal. Lá, pessoas que querem e precisam conversar recebem apoio emocional sob total sigilo e anonimato.

O contato ao CVV pode ser feito pessoalmente nos mais de 120 postos de atendimento, pelo telefone 188 – que é gratuito e funciona 24 horas – ou pelo site www.cvv.org.br.

https://www.therapi.com.br/floral-therapi-viver-bem/p

Florais de Bach para o reequilíbrio das emoções


Os Florais de Bach são poderosos aliados para o reestabelecimento da saúde emocional. Estes são compostos extraídos das flores capazes de transformar emoções e pensamentos negativos. Para cada sentimento negativo existe uma essência floral que traz qualidades opostas.

Eles são 100% naturais, sem contraindicações e servem como uma terapia complementar, atuando em conjunto com o acompanhamento psicológico.

Agindo diretamente no controle e na harmonização das emoções e pensamentos, os Florais de Bach trazem mais qualidade de vida e bem-estar àqueles que os utilizam.

Leia também

21.03.2024

Suplementos Alimentares

Conheça os benefícios do Polivitamínicos

Suplementos Polivitamínicos A-Z: Conheça o que são, seus benefícios e muitos mais

20.03.2024

Florais de Bach

Você sabe a diferença dos Florais de Bach e os Óleos Essenciais?

Você sabia que existe uma grande diferente entre Florais e Óleos Essenciais? Confira aqui, como que são obtidos, quais as diferenças de utilização e muito mais

14.03.2024

Florais de Bach

Os Florias de Bach em sua rotina

Os Florias de Bach em sua rotina Saiba Como inserir os Florais de Bach na sua rotina e em quanto tempo posso ver algum resultado dos florais na Terapia Floral

Pinterest
fb-share-icon
Instagram
WhatsApp
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments