5 dicas para lidar com a solidão

31.08.2022

Como seres humanos, todos precisamos de interação social para sobreviver e crescer. Ironicamente, é comum que alguns se queixem da solidão, mesmo estando rodeados de outras pessoas quase que o tempo todo, seja na escola, na faculdade, no trabalho ou até mesmo dentro de casa. Quando nos sentimos sozinhos, ficamos vulneráveis e a nossa saúde mental, comprometida.

A solidão é um sentimento negativo que surge não só quando estamos literalmente sozinhos, sem alguém por perto, mas quando nossas carências não são atendidas pela quantidade e qualidade das relações sociais.

Solidão cada vez mais presente


Por conta da rotina agitada e mudanças acontecendo a todo instante, quase não sobra tempo para socializar e fortalecer os laços com aqueles que nos rodeiam. Todos estão ocupados e, consequentemente, mais sozinhos também.

A solidão é quase que uma epidemia, que atinge todas as faixas etárias, dos mais jovens aos idosos. A ausência de relacionamentos duradouros e saudáveis resulta em uma série de complicações. No âmbito pessoal, nossa saúde emocional e mental é afetada. Já no trabalho, o networking e os laços profissionais, que são importantíssimos, ficam abalados.

Quando se preocupar com a solidão

Sabemos que pessoas introvertidas, por exemplo, sentem-se bem quando estão mais reclusas e valorizam o tempo sozinhas e a própria companhia. Porém, a solidão torna-se preocupante quando nos sentimos só e desamparados mesmo convivendo com outras
pessoas, nutrindo o sentimento de que não podemos contar com ninguém e até de que estamos abandonados. Isso se deve às expectativas não alcançadas que alimentamos sobre
nossos relacionamentos.

A solidão afeta não só relacionamentos futuros, mas os já consolidados também, uma vez que a carência afetiva nasce da solidão. Isso acaba por desencadear baixa autoestima, ansiedade e até depressão. Além disso, todo esse conjunto de sentimentos negativos pode fazer com que se iniciem ou se mantenham relações forçadas, infelizes e prejudiciais.

Outra tendência da solidão possui um efeito bola de neve: quanto mais sozinhos ficamos, mais tendemos a nos privar das pessoas, o que leva ao isolamento social. A vontade de sair de casa, interagir com amigos e conhecer novas pessoas desaparece. As obrigações
diárias, por sua vez, também acabam por ficar maçantes e desestimulantes. A solidão nos faz perder a vontade, o brilho no olho.

Sem solidão
https://www.therapi.com.br/floral-therapi-sem-solidao/p

5 dicas de como lidar com a solidão

Procure sair da sua zona de conforto, mas não ultrapasse seus limites. Algumas atitudes, como as listadas abaixo, podem ajudar a desbancar o sentimento de solidão. Saiba se ouvir e coloque em prática o que for confortável para você.

1. Viva novas experiências
Esforce-se para começar algo novo, como aprender um novo idioma, praticar algum esporte ou voluntariado. Apesar de parecer difícil e causar desânimo no começo, dedicar-se a novos hábitos fará você entrar em contato com outras pessoas que buscam coisas semelhantes.

2. Avalie suas companhias
Se para você o seu grupo de amigos não faz mais muito sentido e não acrescenta mais, procure identificar o que há de errado e tente encontrar uma solução.

3. Invista na sua autoestima
Tire um tempo para avaliar e admirar o que há de bom em você mesmo. Busque o autocuidado. Sentir-se bem na sua própria pele só lhe trará benefícios, incluindo a autoconfiança.

4. Seja despretensioso
Ao iniciar uma conversa com alguém, vá sem grandes expectativas ou medo de julgamentos. Compartilhe suas ideias, dê opinião e saiba ouvir. Você será retribuído.

5. Faça uso dos Florais de Bach
Os florais de Bach são compostos extraídos das flores que atuam no equilíbrio das emoções e pensamentos. O floral Sem Solidão, da Thérapi®, foi elaborado para o controle dos sentimentos de solidão, isolamento, desamparo, insegurança e incompreensão. Com seu uso contínuo, você se sentirá mais leve e seguro para se abrir às pessoas e a novas oportunidades.

Leia também

21.03.2024

Suplementos Alimentares

Conheça os benefícios do Polivitamínicos

Suplementos Polivitamínicos A-Z: Conheça o que são, seus benefícios e muitos mais

20.03.2024

Florais de Bach

Você sabe a diferença dos Florais de Bach e os Óleos Essenciais?

Você sabia que existe uma grande diferente entre Florais e Óleos Essenciais? Confira aqui, como que são obtidos, quais as diferenças de utilização e muito mais

14.03.2024

Florais de Bach

Os Florias de Bach em sua rotina

Os Florias de Bach em sua rotina Saiba Como inserir os Florais de Bach na sua rotina e em quanto tempo posso ver algum resultado dos florais na Terapia Floral

Pinterest
fb-share-icon
Instagram
WhatsApp
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments