O poder dos óleos essenciais para inserir na sua rotina

28.09.2022

Vivemos sobrecarregados e angustiados em meio a uma rotina corrida, o que acaba afetando a nossa qualidade de vida, atrapalhando nosso sono, causando desânimo, perda de foco, entre outras questões do dia a dia. Buscar por hábitos saudáveis e práticas diárias podem amenizar esses impactos, trazendo leveza e cuidado para sua vida.

Os óleos essenciais têm ganhado força entre essas práticas, já que podem ser usados tanto para o bem-estar emocional quanto para o físico.

Entenda o que são os óleos essenciais, quais seus benefícios e a importância de inclui-los na sua rotina.

Aromaterapia: onde tudo começou

A aromaterapia surgiu como uma terapia natural reconhecida como “uma antiga arte e ciência de misturar óleos essenciais extraídos de plantas e outros compostos vegetais para equilibrar, harmonizar e promover a saúde do corpo e da mente” segundo a Internation Federation Aromatherapistis.

Um estudo realizado com alunos na área de saúde da USP demonstrou que a aromaterapia reduz significativamente os níveis de estresse e ansiedade, quando aplicada da forma correta e sob orientação.

Dentro da aromaterapia existem muitas formas de utilização, que variam de acordo com o objetivo terapêutico, o óleo essencial utilizado e as especificidades de quem está sendo tratado.

Massagem aromática

A massagem aromática combina as vantagens da massagem terapêutica com a eficiência do uso dos óleos essenciais.

Faz-se uso de massagens com óleos essenciais quando se pretende redução do estresse, relaxamento muscular, estímulo à circulação, tratamentos depurativos e analgesia local.

É muito importante sempre diluir o óleo essencial em óleo vegetal conforme  indicação do fabricante ou de profissionais especializados.

Difusão

A difusão consiste em volatilizar o óleo essencial no ambiente onde o indivíduo está repousando, trazendo sensação de relaxamento além de deixar o ambiente mais aconchegante e agradável.

Existem vários modelos de difusores. De maneira geral, seu princípio de funcionamento consiste em, através de uma fonte de calor – que pode ser elétrica – elevar a temperatura do óleo essencial para que este se volatilize, espalhando-se pelo ambiente. O cheiro é delicioso!

Inalação direta


 
A inalação consiste na absorção direta do óleo essencial volatilizado. É indicada para auxiliar nas vias respiratórias e proporcionar melhora no estado emocional.

Pode ser conduzida através do uso do banho de vapor facial ou através da inalação a seco.

Escalda pés

É o banho de imersão dos pés em recipiente com água quente e óleos essenciais (10 gotas de óleo essencial para 5 litros de água), e deve ter um nível de água até a porção mais inferior da panturrilha.

O aquecimento dos pés permite que os vasos sanguíneos desta região e das pernas se dilatem, recebendo maior aporte de sangue e assim melhorando a circulação nas demais partes do corpo.

Compressa Aromática

As compressas aromáticas são especialmente indicadas para uma determinada região específica do corpo, e podem ser feitas frias ou quentes, em função do tratamento (2 gotas de óleo essencial para meio litro de água).

Compressa quente: são recomendadas para cólicas, dores de ouvido, dores reumáticas e musculares, entre outros.

Compressa fria: são indicadas para os casos de contusões, inchaços, dores de cabeça e febres, entre outros.

Agora que você já sabe o que é aromaterapia e como pode incluir essa prática na sua rotina para melhorar o seu bem-estar. Confira o que são os óleos essenciais.

O que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais são substâncias de origem totalmente vegetal. Eles podem ser extraídos de diferentes partes das plantas, como flores, folhas, troncos, frutos, sementes ou raízes. A sua utilização e o conhecimento das suas propriedades curativas remetem a civilizações chinesas e egípcias, sendo consideradas uma das mais antigas formas de medicina e cosmética.

Os óleos essenciais são compostos voláteis que além de serem responsáveis pelos aromas distintos, auxiliam na proteção e polinização das plantas.

Uma das principais razões da eficácia dos óleos essenciais é devido a sua característica leve e volátil. Por conta disso, essas substâncias são capazes de entrar no organismo e auxiliar no reequilíbrio e bem-estar.

Benefícios dos óleos essenciais

Os óleos essenciais manifestam alta performance no bem-estar físico e emocional, atuando na saúde e na beleza do organismo. Por serem fáceis de incluir na rotina, eles vêm sendo bastante utilizados nos rituais de skincare, para cuidar da pele e dos cabelos. No entanto, os seus benefícios vão muito além da estética e são verdadeiros tratamentos para manter o equilíbrio do corpo e da mente.

Cada um dos inúmeros óleos essenciais possui diferentes propriedades que podem ser utilizadas para variadas finalidades. 


O óleo de lavanda, por exemplo, já é bastante conhecido por suas qualidades calmantes e relaxantes. Já o de alecrim, conhecido como o óleo dos estudantes, atua como estimulante e auxilia na clareza mental. O óleo de cravo, por sua vez, é protetor, quente e afrodisíaco. 

Independente da necessidade e da intenção, os óleos essenciais podem ser utilizados como terapia complementar.

Cuidar de você é essencial

A Thérapi preparou uma variedade com 15 óleos essenciais, 6 mix de óleos essenciais (blends) e 9 variedades de Ambientalize (essências com óleos essenciais). Conheça cada um deles através do nosso site, clicando AQUI.

Leia também

21.03.2024

Suplementos Alimentares

Conheça os benefícios do Polivitamínicos

Suplementos Polivitamínicos A-Z: Conheça o que são, seus benefícios e muitos mais

20.03.2024

Florais de Bach

Você sabe a diferença dos Florais de Bach e os Óleos Essenciais?

Você sabia que existe uma grande diferente entre Florais e Óleos Essenciais? Confira aqui, como que são obtidos, quais as diferenças de utilização e muito mais

14.03.2024

Florais de Bach

Os Florias de Bach em sua rotina

Os Florias de Bach em sua rotina Saiba Como inserir os Florais de Bach na sua rotina e em quanto tempo posso ver algum resultado dos florais na Terapia Floral

Pinterest
fb-share-icon
Instagram
WhatsApp
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments