Melatonina: o “hormônio do sono”

28.04.2022

Ao cair a iluminação no fim do dia, o nosso organismo passa a liberar a melatonina, um hormônio produzido no cérebro, na glândula pineal, com a função principal de facilitar o relaxamento e o sono. A substância é encontrada em todos os seres vivos, incluindo as plantas.


Os seus níveis no organismo ficam mais elevados durante a noite, e diminuem com a claridade do amanhecer para que o corpo possa despertar.


A melatonina não apenas regula o sono e o processo de dormir, como também age na reparação das nossas células, que são expostas a elementos nocivos, como estresse e poluição, por exemplo. Por ter esse papel de restauração, a melatonina é um poderoso antioxidante que combate os radicais livres que afetam o organismo e fortalece o sistema imunológico.

É comum que a produção de melatonina diminua em função do envelhecimento, por isso, distúrbios do sono costumam ser mais frequentes em adultos e idosos. Apesar disso, a carência de melatonina no corpo pode acontecer por razões variadas, como exposição excessiva à luz durante a noite, depressão sazonal ou período menstrual.

As fases do sono são fortemente influenciadas e podem sofrer alterações caso a secreção de melatonina esteja desregulada, seja atrasada ou adiantada.

A qualidade do sono influencia diretamente o nosso bem-estar. Dormir mal diminui a capacidade de concentração e tende a resultar em alterações de humor durante o dia. Quando recorrentes, as noites mal dormidas podem desenvolver problemas de saúde como falhas na memória, ansiedade, estresse e até alterações no apetite.

Para dormir bem, é importante adotar hábitos que contribuam para uma noite de sono eficaz, como definir e respeitar o horário de dormir, e preparar um ambiente aconchegante, tranquilo e escuro.

Melatonize, a melatonina da Thérapi

Ainda, é possível fazer uso da melatonina como suplementação.
Atualmente, a substância já é sintetizada e considerada como um suplemento alimentar, e está cada vez mais em evidência nas pesquisas e no mercado. A melatonina sintética é igual à natural e não precisa de receita médica para ser adquirida, sendo uma boa
opção para quem sofre de insônia.


Melatonize, a Melatonina da Thérapi é antioxidante e auxilia nos ajustes de rotina e na dificuldade de dormir, melhorando a qualidade do sono e contribuindo para a saúde e o bem-estar.

Leia também

21.03.2024

Suplementos Alimentares

Conheça os benefícios do Polivitamínicos

Suplementos Polivitamínicos A-Z: Conheça o que são, seus benefícios e muitos mais

20.03.2024

Florais de Bach

Você sabe a diferença dos Florais de Bach e os Óleos Essenciais?

Você sabia que existe uma grande diferente entre Florais e Óleos Essenciais? Confira aqui, como que são obtidos, quais as diferenças de utilização e muito mais

14.03.2024

Florais de Bach

Os Florias de Bach em sua rotina

Os Florias de Bach em sua rotina Saiba Como inserir os Florais de Bach na sua rotina e em quanto tempo posso ver algum resultado dos florais na Terapia Floral

Pinterest
fb-share-icon
Instagram
WhatsApp
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments