Crise dos dois anos: a “adolescência” dos bebês

27.12.2021

Você já ouviu falar em “crise dos dois anos”? Por muitos considerada um mito, essa fase da vida da criança nada mais é do que parte natural do desenvolvimento e é marcada por birra, choros e gritos. Também chamada de “Terrible two” – “terríveis dois”, em tradução livre -, esta fase exige uma boa dose de paciência, conhecimento e esforço por parte dos pais.

A partir dos dois anos de idade, a criança já adquiriu certa autonomia para ir e vir, já consegue se expressar oralmente e passa a verbalizar aquilo que quer – ou não quer. Por isso, esse também é o começo de um comportamento de oposição aos pedidos dos pais. Ainda, há o fato de que uma criança aos seus dois anos de idade não compreende muito bem o significado da palavra “não”; então, é comum que ela faça exatamente o contrário do que lhe for pedido. Na verdade, a criança não consegue entender precisamente o que esperam dela. É nesse momento que os conflitos entre pais e filhos começam a aparecer.

Como lidar com os “terríveis dois”

Uma dica fundamental para lidar com uma situação de crise é ignorar o comportamento negativo da criança na hora que ele está acontecendo. Por mais difícil que seja, o ideal – e o mais certeiro - é ter paciência e esperar a criança parar de chorar, e, em seguida, tirá-la do ambiente e mostrar, de forma tranquila, o que ela fez de errado. Quando os pais não dão atenção às birras, a criança tende a parar automaticamente.

Também é importante lembrar que os filhos refletem as atitudes dos pais, como um espelho. Portanto, se os pais gritam demais, por exemplo, a criança vai entender a atitude como sendo correta e repeti-la nos ambientes que frequenta. 

Uma boa dica da psicóloga Greice Vendramin é conversar com a criança antes de sair de casa e impor limites do que poderá ou não ser feito. “Se for às compras, por exemplo, é bom deixar claro que ela não poderá comprar nada; assim, ela já sai de casa sabendo o que esperar e como se comportar. Também vale lembrar de não oferecer recompensa em caso de bom comportamento. Isso distorce a noção dos pequenos e os faz achar que as boas atitudes sempre estarão relacionadas a prêmios, o que não é positivo para ninguém”, destaca Greice.

Quando for o caso de chamar atenção e dar bronca, é essencial que os adultos incluam palavras de carinho junto à advertência e expliquem o motivo da conversa.

Florais de Bach para auxiliar no comportamento infantil

Além de tudo, para ajudar a passar pela “crise dos dois anos” de forma mais tranquila, os pais também podem oferecer para seus filhos os Florais de Bach como um tratamento complementar. Totalmente natural e sem contraindicações, as essências florais podem ser grandes aliadas para o comportamento e bem-estar dos pequenos. O Floral de Bach Teimozim, da Thérapi, foi especialmente desenvolvido para deixar a criança mais tranquila, facilitando a passagem pela fase da teimosia. O uso contínuo da terapia de Florais de Bach ajuda a deixar as crianças mais tranquilas, contribuindo para comportamentos mais positivos e maior harmonia entre pais e filhos. Sabemos que a educação dos filhos é uma responsabilidade que demanda tempo, paciência e esforço dos pais, mas que vale todo e qualquer investimento.

Leia também

21.03.2024

Suplementos Alimentares

Conheça os benefícios do Polivitamínicos

Suplementos Polivitamínicos A-Z: Conheça o que são, seus benefícios e muitos mais

20.03.2024

Florais de Bach

Você sabe a diferença dos Florais de Bach e os Óleos Essenciais?

Você sabia que existe uma grande diferente entre Florais e Óleos Essenciais? Confira aqui, como que são obtidos, quais as diferenças de utilização e muito mais

14.03.2024

Florais de Bach

Os Florias de Bach em sua rotina

Os Florias de Bach em sua rotina Saiba Como inserir os Florais de Bach na sua rotina e em quanto tempo posso ver algum resultado dos florais na Terapia Floral

Pinterest
fb-share-icon
Instagram
WhatsApp
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments