A infância é uma fase cheia de descobertas, mas também de desafios emocionais. Medo, angústia, insegurança e raiva são sentimentos comuns que as crianças podem enfrentar em diferentes momentos. Para os pais que buscam alternativas naturais para ajudar seus filhos a lidarem com essas emoções, os Florais de Bach surgem como uma opção segura e eficaz.
Os florais de Bach são essências florais desenvolvidas pelo Dr. Edward Bach na década de 1930. Seu objetivo era ajudar as pessoas a restaurarem o equilíbrio do organismo de forma gentil, tratando das emoções envolvidas no desenvolvimento de doenças físicas.
Neste guia, você vai entender como os florais de Bach podem auxiliar seu filho a enfrentar melhor as emoções difíceis, com segurança e de maneira natural. Continue a leitura e confira!
O que são florais de Bach?
Os Florais de Bach são extratos sutis de flores preparados para ajudar no equilíbrio emocional. Diferente dos medicamentos alopáticos, que focam no tratamento de doenças, eles foram desenvolvidos visando harmonizar as emoções.
Segundo o Dr. Bach, nossas emoções influenciam, não somente na saúde emocional, como também na nossa saúde física. Assim, tratar sentimentos como medo, tristeza e raiva poderia ter um impacto positivo no bem-estar geral.
O sistema dos Florais de Bach conta com 38 essências florais, cada uma destinada a uma emoção ou sentimento específico. Cada essência age como um apoio para restabelecer a harmonia emocional. Essas essências quando combinadas proporcionam alívio em momentos de sentimentos negativos.
Como funcionam os florais de Bach para crianças?
Assim como os adultos, as crianças passam por diferentes fases e emoções ao longo da vida. Medo de situações novas, timidez em público, insegurança com as mudanças familiares ou escolares e, até mesmo, ‘desequilíbrio noturno’ ou ‘pesadelos enfrentados pelas crianças.
Esses sentimentos podem ser intensos, mas os florais de Bach oferecem uma forma suave e segura de lidar com eles.
Por que usar florais de Bach com os pequenos?
Muitos pais buscam soluções naturais e não invasivas para ajudar seus filhos a enfrentarem os desafios emocionais que surgem no dia a dia. Os florais de Bach são uma excelente opção para isso.
São seguros e não provocam efeitos colaterais, pois não contêm química em sua composição. Além disso, não causam dependência e podem ser usados como complemento a outras formas de suporte emocional, como terapias, conversas ou práticas de relaxamento.
É comum que, em determinadas fases, as crianças tenham dificuldade de expressar o que estão sentindo. Sentimentos de raiva, frustração e tristeza podem surgir de forma inesperada.
Nesses casos, os florais podem ajudar a criança a se reequilibrar emocionalmente, proporcionando calma e segurança.
Os florais de Bach são seguros para as crianças?
Sim, os Florais de Bach são completamente seguros para crianças de todas as idades. Feitos com ingredientes naturais, eles podem ser administrados facilmente, diluídos em água ou diretamente na língua. Mesmo para bebês, eles são seguros, podendo ser misturados em água, sucos ou chás.
Para bebês menores de 6 meses, a mãe pode consumir o floral e transmitir os efeitos por meio do leite materno. Inclusive, os florais da Thérapi são desalcoolizados, como veremos a seguir, garantindo a segurança do uso sem qualquer preocupação adicional.
Os florais de Bach tem álcool?
Alguns florais podem ter pequenas quantidades de álcool para ajudar na conservação. No entanto, a linha de florais da Thérapi é “desalcoolizada” (sem álcool) desde 2022, garantindo total segurança para a sua família.
Quais emoções podem ser tratadas com os florais de Bach para crianças?
Os florais de Bach ajudam a equilibrar várias emoções nas crianças. Eles são especialmente úteis em momentos de transição ou quando as emoções se mostram mais desafiadoras. Aqui embaixo estão algumas das emoções mais comuns que podem ser tratadas com florais:
- Medo e insegurança:algumas opções de florais ajudam a dar mais coragem para o seu filho viver novas aventuras e enfrentar todas as suas inseguranças;
- Inquietação e agonia: qualquer coisa com o seu filho acaba virando birra, irritação ou drama? Então, saiba que existem florais que ajudam a controlar tudo isso e trazer mais tranquilidade para o seu pequeno;
- Desequilíbrio noturno: se o seu filho tem dificuldades para dormir ou tem muitos medos noturnos e pesadelos, existem algumas opções que vão dar um jeito nisso também.
Conheça soluções da Thérapi para auxiliar nos sentimentos das crianças
Os Florais de Bach da Thérapi foram desenvolvimentos pensando em atender os principais sentimentos e emoções das crianças que podem impactar nas diferentes fases da infância. Aqui estão algumas das opções recomendadas:
Floral KIDS Espertim: ideal para ajudar as crianças a se concentrarem melhor nos estudos, proporcionando foco e disciplina;
Floral KIDS Corágenis: perfeito para crianças que precisam de um impulso de coragem e confiança, especialmente em situações novas e desafiadoras;
Floral KIDS Tranquilito: um excelente aliado para os momentos de agitação, proporcionando mais calma e tranquilidade, ajudando a criança a lidar melhor com os sentimentos de angústia e inquietação.
Floral KIDS Sonequita: indicado para promover uma noite tranquila, especialmente para as crianças que enfrentam medos noturnos, sonhos ruins e pensamentos negativos
Veja como escolher o floral certo para cada situação aqui em nosso blog!
Como dar o floral de Bach para o seu filho?
A administração dos Florais de Bach é bem simples e pode ser feita de diversas maneiras. A recomendação é tomar 4 gotas, 3 vezes ao dia, ou, na impossibilidade, 12 gotas ao acordar ou antes de dormir. Para inserir na rotina das crianças, busque incluir nos rituais diários, por exemplo, antes de dormir, no café da manhã, antes de ir para a escola.
Também temos um jingle no YouTube que pode servir como o momento do floral para as crianças tornarem isso um hábito, algo como “a hora de tomar os florais chegou”. Nesse momento, a mamãe coloca a música das gotinhas no YouTube e dá o floral para a criança.
O uso pode ser diluído em água para atenuar o gosto. Na impossibilidade das crianças tomarem o floral, ele também pode ser aplicado nos pulsos, peito ou na sola dos pés, friccionando por alguns segundos.
Para os bebês, as gotas da dosagem podem ser dadas numa colher de chá ou acrescidas ao suco, água ou alimentos. Se o bebê apenas está sendo amamentado, a mãe, ao tomar os florais, irá transmitir os efeitos deles através do leite materno.
Seja qual for a emoção que seu filho esteja enfrentando, tenha certeza de que você está oferecendo a ele uma alternativa natural e segura para essas fases desafiadoras com mais tranquilidade. Afinal, ver nossos filhos felizes e em paz é o que mais desejamos, não é mesmo?
Confira outros conteúdos em nosso blog e veja mais dicas de como cuidar das pessoas que mais ama!