SUS e Florais de Bach: saiba como o Floral de Bach se tornou uma terapia complementar no Sistema Único de Saúde

29.03.2022

Em 2018, O Sistema Único de Saúde (SUS) passou a oferecer dez novas terapias integrativas e complementares. Dentre elas, foram adicionadas práticas como a cromoterapia, aromaterapia e a terapia de florais. Ao todo, são 29 práticas disponíveis para os pacientes.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que objetivam a reabilitação da saúde e a prevenção de doenças por meio da aproximação do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. O objetivo é diminuir o estresse e a angústia e propiciar bem-estar. Fundamentadas em saberes tradicionais, práticas como essas têm sido adotadas com maior frequência em unidades da rede pública de saúde.

As PICS foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC). Estas importantes práticas podem estar presentes em todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde. Os benefícios das terapias complementares, como é o caso dos florais, é a visão ampliada da saúde, e o estímulo do cuidado humano de forma integral, especialmente do autocuidado.

É importante frisar que, como o nome sugere, as práticas integrativas não substituem tratamentos tradicionais com medicamentos, mas sim os complementam. Dessa forma, cada paciente pode ter um tratamento individualizado, focado na doença, mas também no seu
bem-estar, além de ter maior independência para ministrar sua saúde e escolher o tratamento que melhor se adequa às suas necessidades e gostos.

O SUS reconhece e oferta as práticas integrativas e complementares porque sabe do seu potencial curativo globalizado, que cuida do corpo e da mente. Os florais de Bach, portanto, não são exceção. Bastante popularizada, a terapia floral vem ganhando ainda mais força e reconhecimento, justamente por apresentar resultados positivos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

As essências florais são, portanto, uma maneira de aumentar os cuidados com a saúde, enquanto estimulam-se o autoconhecimento e o autocuidado. Por estarem estreitamente ligados, a boa relação entre corpo e mente é fundamental para a saúde integral do indivíduo.

Leia também

21.03.2024

Suplementos Alimentares

Conheça os benefícios do Polivitamínicos

Suplementos Polivitamínicos A-Z: Conheça o que são, seus benefícios e muitos mais

20.03.2024

Florais de Bach

Você sabe a diferença dos Florais de Bach e os Óleos Essenciais?

Você sabia que existe uma grande diferente entre Florais e Óleos Essenciais? Confira aqui, como que são obtidos, quais as diferenças de utilização e muito mais

14.03.2024

Florais de Bach

Os Florias de Bach em sua rotina

Os Florias de Bach em sua rotina Saiba Como inserir os Florais de Bach na sua rotina e em quanto tempo posso ver algum resultado dos florais na Terapia Floral

Pinterest
fb-share-icon
Instagram
WhatsApp
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments