Novos hábitos impactam na sua qualidade de vida: razões para parar de fumar

05.05.2021

Houve uma época em que ser fumante era considerado cool, uma questão de status social e de poder, uma maneira de socializar. Apesar de as pessoas estarem, de um modo geral, mais conscientes quanto aos malefícios do cigarro, cerca de 11% dos brasileiros são fumantes, conforme dados da Fundação Oswaldo Cruz.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é responsável por mais de 5 milhões de mortes no mundo, sendo que só no Brasil, são cerca de 200 mil óbitos anualmente. Estes números representam mais de 1 bilhão de fumantes no mundo.

Doenças cardíacas, cerebrais, pulmonares e intestinais podem ocorrer como consequência do hábito de fumar. Câncer e alterações na pele e nos dentes também são causados pelo tabagismo, que ainda pode ocasionar úlceras, osteoporose e trombose. Além disso, a nicotina, substância presente no tabaco, prejudica o olfato e o paladar do usuário.

Semelhantemente ao que acontece com o uso de drogas como cocaína, heroína e álcool, a prática indiscriminada de fumar, considerada hoje uma epidemia, causa dependência física, psicológica e comportamental. Por ser uma droga lícita, o cigarro está associado à rotina de quem o consome, fazendo com que parar de fumar seja uma tarefa ainda mais árdua.

É estimado que 80% dos fumantes desejam parar de fumar, mas, por diferentes razões, acabam desistindo. Os motivos para superar o vício do tabagismo são inúmeros, visto que a mudança do hábito traz benefícios imediatos e significativos. Portanto, é válido suspender o fumo em qualquer estágio da vida, independentemente do tempo da prática.

Ao parar de fumar, o olfato e o paladar ficam mais apurados, a pessoa recupera sua capacidade pulmonar e melhora sua circulação sanguínea, além de, gradativamente, ter menos probabilidade de infarto, assemelhando-se às condições de não-fumantes. Ademais, a superação do vício melhora as relações pessoais, economiza dinheiro e serve de bom exemplo e incentivo para os próximos. A aparência e, consequentemente, a autoestima também são valorizadas, visto que a pessoa passa a ter pele, cabelos e dentes mais saudáveis.

Um dos primeiros passos para cessar o hábito é prestar atenção aos gatilhos que levem à vontade de fumar, justamente por estar associado a diferentes situações na vida do fumante: a pausa para o café ou o pós-refeição; a ansiedade, o ócio, a irritação ou o relaxamento são momentos e situações de conforto ou recompensa, geralmente acompanhados do cigarro. Sendo assim, se o café e o álcool, por exemplo, estão associados ao fumo, é preferível que a pessoa tente se manter longe destes para que não se tornem um incentivo ao cigarro.

Beber água mais frequentemente, fazer lanches intermediários e saudáveis e praticar atividade física também são recomendados para que a pessoa procura parar de fumar possa passar por esse processo de forma menos dolorosa e lidando melhor com sua ansiedade. Além disso, disciplina e a vontade genuína de acabar com o vício são imprescindíveis.

Para conseguir parar de fumar, é necessário que a pessoa tenha uma rede de apoio e incentivo, que a ajude a lidar com a abstinência e outros fatores negativos que podem levar à desistência de tentar. É importante que a pessoa saiba, também, como e quando buscar ajuda.

É comum que se tenha recaídas durante a tentativa de parar de fumar, o que não significa, de forma alguma, um fracasso. Nesses momentos, é fundamental buscar ajuda especializada para encontrar maneiras eficazes de lidar com o vício. Se orientado por um médico, pode-se fazer uso de medicamentos e terapias que, combinados, auxiliam no processo.

 

Alternativa natural para parar de fumar

Os florais de Bach são uma opção de terapia complementar, que ajuda no controle de disfunções mentais e comportamentais. O equilíbrio entre mente e corpo é substancial para lidar com as pressões emocionais, especialmente para pessoas que estejam passando por mudanças abruptas, como é o caso de quem está tentando parar de fumar.

O Zero Fumo, da Floral Thérapi, é um floral que colabora para a harmonização das emoções, trabalhando sutilmente para restaurar o equilíbrio do ser. O floral potencializa outros tratamentos e faz com que quem o usa se sinta mais amparado, menos ansioso e menos propenso a desistir.

Mude seus hábitos e viva melhor

Mudar um hábito, seja ele qual for, não é simples. Primeiramente, é necessário identificar o que se deseja transformar, perceber como funciona e quais os seus impactos, e verdadeiramente desejar a mudança. Depois, disciplina e perseverança são fundamentais, além de apoio e técnicas que deixem a tarefa mais acessível.

A mudança não precisa ser entendida como sofrimento ou penitência, mas como um caminho para recompensas, para a realização pessoal, para uma vida com mais qualidade.

Leia também

21.03.2024

Suplementos Alimentares

Conheça os benefícios do Polivitamínicos

Suplementos Polivitamínicos A-Z: Conheça o que são, seus benefícios e muitos mais

20.03.2024

Florais de Bach

Você sabe a diferença dos Florais de Bach e os Óleos Essenciais?

Você sabia que existe uma grande diferente entre Florais e Óleos Essenciais? Confira aqui, como que são obtidos, quais as diferenças de utilização e muito mais

14.03.2024

Florais de Bach

Os Florias de Bach em sua rotina

Os Florias de Bach em sua rotina Saiba Como inserir os Florais de Bach na sua rotina e em quanto tempo posso ver algum resultado dos florais na Terapia Floral

Pinterest
fb-share-icon
Instagram
WhatsApp
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments