Florais de Bach: descubra tudo sobre a história, benefícios e formas de uso!

Em meio a várias descobertas e estudos em saúde, os cuidados com as emoções e os sentimentos são pautas constantes desde o século XX. Após a pandemia, ficou ainda mais evidente que “sem saúde emocional, não há saúde”!

Entre nomes renomados que desenvolveram pesquisas importantes para esses tratamentos, o Dr. Edward Bach foi reconhecido mundialmente.

O desenvolvimento dos Florais de Bach foi um marco para a saúde integrativa, principalmente quando se trata de abordagens complementares. Com o uso de, principalmente, flores, esse recurso terapêutico auxilia nos equilíbrios dos sentimentos e das emoções do indivíduo.

Ficou curioso em saber como essências florais podem participar do seu dia a dia? No texto da Thérapi de hoje, você encontra tudo sobre esses produtos, desde sua origem, passando pelos benefícios até como usar. Continue a leitura e confira!

O que são os Florais de Bach?

Os Florais de Bach são extratos sutis obtidos principalmente de flores, diluídos em um método natural e seguro, o qual gera uma solução sem química. Essa solução é voltada para as emoções, auxiliando a equilibrar a desordem de sentimentos e melhorando a qualidade de vida dos indivíduos.

O Dr. Edward Bach foi um médico inglês que desenvolveu, entre as décadas de 1920 e 1930, as primeiras essências florais como conhecemos hoje. Originário de tempos bem remotos, o uso de flores para tratar questões emocionais foi resgatado por Bach de maneira mais evidente e aplicada à saúde integral.

Esses produtos atuam de maneira sutil, aumentando sentimentos positivos e ajudando a dissipar inseguranças e medos, por exemplo. Estimulam assim sentimentos como amor, coragem, confiança e disposição, por exemplo.

Muitas plantas foram usadas nas combinações, ou seja, os estudos do Dr. Bach criaram 38 tipos de florais com foco em diferentes questões emocionais que acometem o ser humano até hoje.

Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece essas pesquisas, e a Terapia Floral é considerada como um recurso complementar, seguro e eficaz para aquilo a que se propõe e que contribui para bem-estar e promove saúde.

No Brasil, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde(PICS) consideram a Terapia Floral como um recurso terapêutico complementar que pode ser aplicado inclusive no Sistema Único de Saúde (SUS) para a população em geral.

Dr. Edward Bach e o significado dos seus florais

O Dr. Edward Bach foi o médico pesquisador que desenvolveu e registrou as primeiras essências florais como conhecemos hoje. Ele nasceu na Inglaterra em 1886 e, aos 20 anos, ingressou na faculdade de medicina. Sua especialização foi em patologia, bacteriologia, imunologia e saúde pública, participando em estudos na área de vacinas.

Em 1919, passou a trabalhar como patologista e bacteriologista do Hospital Homeopático de Londres, onde pôde conhecer a Homeopatia e desenvolver produtos agregando esses ensinamentos aos seus estudos.

Após algumas decepções com métodos ortodoxos de tratamento, Dr. Bach resolveu explorar possíveis respostas em meio à natureza no País de Gales, de onde veio sua família.

A partir disso, ele começou a compreender a importância do equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Além de considerar os pensamentos negativos como fatores prejudiciais para nossa saúde.

Entre os testes e pesquisas, compreendeu que as plantas teriam potencial de cura emocional para as pessoas. Tratando de seus desequilíbrios emocionais, notou que muitos revertiam os sintomas ou doenças existentes.

De 1930 a 1936, Edward Bach escreveu fundamentos de 38 extratos florais para tratamento dos indivíduos, publicado em seu livro ‘Cura-te a ti mesmo’. Em meio às suas análises, conseguiu classificar 7 grupos de florais que tratavam características de comportamento que faziam mal às pessoas:

  • Desalento e Desespero;
  • Desinteresse no presente;
  • Insegurança;
  • Medo;
  • Preocupação excessiva com os outros;
  • Hipersensibilidade a influências e ideias
  • Solidão.

Para Bach, os florais são usados para tratar esses traços, sentimentos e emoções. Assim, os cuidados com esses aspectos do indivíduo influenciam de maneira positiva na sua saúde física e mental. Ao classificar grupos de florais, fica mais fácil de compreender como escolher o Floral de Bach ideal para os sentimentos específicos.

Dr. Edward Bach partiu em 1936, aos 50 anos. Seu trabalho com o desenvolvimento das primeiras essências florais continua sendo validado em todo o mundo e serviu de inspiração para muitos pesquisadores, fazendo parte, inclusive, de políticas públicas como o Brasil.

Como os Florais de Bach funcionam?

Os Florais de Bach contêm propriedades vibracionais e energéticas extraídas principalmente de flores. Por meio da energia vibracional impregnada na água, os florais conseguem equilibrar as emoções e sentimentos, estimulando uma visão mais favorável das situações por pensamentos positivos.

Entre as abordagens que também se assemelham com essa busca de equilíbrio estão alguns recursos que compreendem os conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa, da Homeopatia e da Medicina Ayurveda.

Na mesma linha, os florais são usados como interação energética com o corpo, ou seja, uma abordagem vibracional que realinha as emoções e repercute na saúde na totalidade.

Quais são os principais benefícios dos Florais de Bach?

Os benefícios dos Florais de Bach vêm de sua origem natural e vibracional. Os extratos sutis vibram para ampliar pontos positivos e reduzir pontos negativos específicos de cada indivíduo. Entre as principais vantagens, as essências florais:

  • Servem como terapia complementar para diferentes quadros de saúde;
  • Auxiliam na ressignificação de sentimentos negativos;
  • Ajudam cada um a acessar suas virtudes e potenciais adormecidos.

Essa capacidade de equilibrar as emoções é um dos principais destaques do uso desses produtos. Por meio de combinações específicas, existem florais que se adaptam a atender diferentes sentimentos e situações, como diferentes tipos de medos, insegurança, dificuldade de aprendizado, pensamentos acelerados, etc.

Como tomar os Florais de Bach?

Os Florais de Bach podem ser tomados de diversas maneiras conforme a indicação de um terapeuta floral. No caso da frequência, é recomendado que se tome de 2 a 6 vezes ao dia. As fórmulas da Thérapi podem ser tomadas 4 gotas, 3 vezes ao dia, ou 12 gotas ao acordar e ao ir deitar-se para dormir. Essas gotas podem ser diluídas em água ou consumidas de forma sublingual.

O consumo deles não prejudica os tratamentos médicos e os seus efeitos surgem de acordo com cada problema e pessoa, mas muitas vezes podem ser observados poucos dias do início do uso.

Vale lembrar que os Florais de Bach são recomendados para todos os públicos, ou seja, podem ser usados por grávidas, crianças e idosos também. Assim, esse produto age como tratamento complementar para promover saúde.

Gostou do conteúdo? Na Thérapi, você encontra uma série de artigos completos sobre Terapia Floral e uso dos Florais de Bach! Continue explorando os textos disponíveis por aqui e descubra mais sobre como escolher uma fórmula Thérapi para você!

5/5 - (Total de avaliações: 2)

Deixe um comentário