Novembro Azul: momento de cuidado à saúde masculina

25.11.2021

O cuidado com a saúde não tem hora para acontecer e é assunto que deve ser levado a sério, principalmente pelos homens, que têm hábitos de prevenção menos ativos que as mulheres e que, por consequência, tem menor expectativa de vida.

No entanto, o mês de novembro é destinado a alertar os homens para os cuidados consigo mesmo, como forma de prevenir problemas de saúde e viver mais.

O movimento Novembro Azul é uma mobilização internacional que objetiva alertar e sensibilizar os homens sobre os cuidados com a própria saúde e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Mais do que isso, o mês propõe a conscientização da população masculina sobre a necessidade de cuidar do corpo e da mente, já que manter a saúde mental é tão importante quanto a física.

Entre na onda da prevenção e invista em novos hábitos:

- Prática de exercícios físicos regular

Atividade física pode promover a saúde e prevenir diferentes doenças com o passar do tempo. Dedique tempo a você e coloque na sua agenda momentos regulares de exercício físico.

- Alimentação equilibrada

Como você alimenta o seu corpo? Questione-se como pode inserir alimentos naturais e saudáveis no seu dia-a-dia de forma prática e tire proveito dos benefícios que isso te trará.

- Manutenção do peso adequado

Acompanhe seu peso regularmente! O sobrepeso pode gerar doenças cardiovasculares graves e limitar o seu bem-estar.

- Realização de check-ups frequentes

Uma vez por ano tire um tempo para fazer um check-up. Agende uma consulta médica e detalhe seus hábitos do dia-a-dia ao especialista. Exames aprofundados poderão apontar importantes aspectos do seu corpo que poderão ser tratados.

O que é o novembro azul?

O movimento Novembro Azul teve origem na Austrália em 2003 e foi celebrado no Brasil pela primeira vez em 2008.

Segundo dados apontados pelo Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em todo mundo e 75% dos casos acometem homens de mais de 65 anos. No Brasil, a doença fica atrás apenas do câncer de pele em número de ocorrências entre o público masculino.

Devido ao estigma que envolve o exame de próstata, muitos homens são diagnosticados tardiamente, quando a doença já se encontra em estágio avançado, o que eleva a probabilidade de óbitos. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, e quando alguns sinais começam a aparecer, a grande maioria dos tumores já estão evoluídos, dificultando a cura. Os sintomas da fase avançada da doença são dores ao urinar, dor óssea, presença de sangue na urina ou no sêmen e vontade de urinar com frequência.

Ainda, aconselha-se que todo homem, independente da faixa etária, consulte o urologista com frequência e realize uma bateria de exames regularmente, que inclui hemograma completo, verificação da pressão arterial e testes de urina.  A melhor e única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é por meio do diagnóstico precoce. Quando identificado em fase inicial, a doença apresenta altos índices de cura, daí a importância de cuidados e exames constantes.

Leia também

21.03.2024

Suplementos Alimentares

Conheça os benefícios do Polivitamínicos

Suplementos Polivitamínicos A-Z: Conheça o que são, seus benefícios e muitos mais

20.03.2024

Florais de Bach

Você sabe a diferença dos Florais de Bach e os Óleos Essenciais?

Você sabia que existe uma grande diferente entre Florais e Óleos Essenciais? Confira aqui, como que são obtidos, quais as diferenças de utilização e muito mais

14.03.2024

Florais de Bach

Os Florias de Bach em sua rotina

Os Florias de Bach em sua rotina Saiba Como inserir os Florais de Bach na sua rotina e em quanto tempo posso ver algum resultado dos florais na Terapia Floral

Pinterest
fb-share-icon
Instagram
WhatsApp
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments