Essências florais e óleos essenciais: você conhece as diferenças?

Embora ambos sejam extraídos de plantas, as essências florais e os óleos essenciais são produtos distintos, com características, usos e métodos de obtenção únicos. Compreender as diferenças entre eles é fundamental para escolher o mais adequado às suas necessidades.

Para auxiliar você a entender mais sobre as distinções entre essências florais e óleos essenciais, separamos um conteúdo completo. Continue a leitura e entenda o que são esses produtos e como eles são usados.

O que são essências florais?

As essências florais são preparações feitas a partir do contato de flores frescas com água, utilizando o calor do sol ou outra fonte de calor. Existem dois métodos principais para obter a essência matriz: o método solar e o método de fervura.

Depois da obtenção, a essência matriz é diluída duas vezes, resultando na solução final de uso, geralmente em frascos de 30 mL. O uso desses florais, em sua maioria, é por ingestão sublingual; um exemplo famoso para compor o dia a dia de muitos é o floral de Bach.

Floral de bach em uma mesa

Composição e características das essências florais

As essências florais não contêm substâncias químicas. A água utilizada capta a energia sutil ou vibração das flores, sem possuir compostos aromáticos. Como resultado, elas não têm cheiro, nem reagem quimicamente com o organismo, isso também faz com que o floral não interfira em outro medicamento que a pessoa possa estar tomando.

São amplamente utilizadas na terapia floral, uma abordagem complementar que promove o equilíbrio emocional e o bem-estar geral. Cada essência floral é escolhida com base nas emoções ou questões emocionais de cada indivíduo, sendo normalmente usada por via oral, diluída em água e conhaque ou em soluções sem álcool.

O que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais são extraídos de várias partes das plantas aromáticas, como flores, folhas, cascas, raízes e sementes. A extração é feita por destilação a vapor ou prensagem a frio, resultando em substâncias altamente concentradas e compostas por moléculas químicas voláteis.

Composição e características dos óleos essenciais

Os óleos essenciais possuem moléculas complexas com propriedades terapêuticas específicas, sendo amplamente utilizados na aromaterapia. A Aromaterapia utiliza os óleos essenciais aplicando suas propriedades terapêuticas para estimular a resposta do sistema nervoso através da inalação, promovendo bem-estar físico e emocional.

Pode-se também fazer uso deles aplicados topicamente com diluições adequadas ou adicionados em produtos de cuidados pessoais, como sabonetes e loções.

Devido à sua alta concentração, é necessário cuidado no uso, pois eles podem ser tóxicos se ingeridos sem orientação, causar queimaduras se aplicados de forma inadequada e reagir com medicamentos ou substâncias orgânicas. Para garantir a segurança, recomenda-se sempre consultar um profissional qualificado e seguir as recomendações de uso do produto.

Óleos essenciais em uma caixa pequena de madeira

Diferenças entre essências florais e óleos essenciais

As principais diferenças entre essências florais e óleos essenciais estão na composição, nos métodos de obtenção e nas finalidades terapêuticas:

AspectoEssências FloraisÓleos Essenciais
ComposiçãoEnergia sutil, sem compostos químicosSubstâncias químicas voláteis
Método de obtençãoMétodo solar ou fervuraDestilação a vapor ou prensagem
Uso terapêuticoTerapia Floral (equilíbrio emocional)Aromaterapia (bem-estar físico e emocional)

Como escolher o mais adequado?

Ambos os produtos têm suas aplicações e benefícios distintos, dependendo das necessidades individuais e das preferências terapêuticas de cada pessoa, e devem ser usados de acordo com suas finalidades e cuidados específicos. Podemos associar esses recursos terapêuticos, potencializando resultados!

Óleos essenciais em mesa

Precauções importantes

Ambos os produtos exigem cuidados e devem ser utilizados conforme suas finalidades. Sempre procure um profissional capacitado para orientações sobre tratamentos ou dúvidas específicas.

Agora que você conhece as diferenças entre essências florais e óleos essenciais, faça escolhas mais conscientes e aproveite seus benefícios terapêuticos. Continue navegando em nosso blog e confira todos os textos sobre como tomar floral de Bach e os principais benefícios!

Avalie

Deixe um comentário