Cuidando da saúde e bem-estar de nossos filhos com a aromaterapia

30.01.2024

Embora as pesquisas científicas tenham se concentrado principalmente em adultos, os especialistas concordam que acrescentar a aromaterapia à rotina de uma criança pode ter efeitos poderosamente positivos sobre o corpo e o humor das crianças.

"A aromaterapia existe há séculos, mas só agora estamos começando a entender que ela traz benefícios terapêuticos", diz o médico Scott Schwantes, diretor do programa de dor pediátrica do departamento de Dor Pediátrica, Medicina Paliativa e Integrativa do Children's Minnesota.

"Há muitos benefícios que nossos filhos podem obter com abordagens não farmacológicas", afirma Schwantes. "E o olfato é realmente único entre todos os nossos sentidos, há uma conexão especial entre emoções, memórias e cheiros." 

Noções básicas sobre a aromaterapia para nossas crianças

As evidências ainda são limitadas, mas vários aromas em particular parecem promover o bem-estar das crianças, explica Vanessa Battista, enfermeira do Programa Neuromuscular do Children's Hospital.

Um grande exemplo disso é o óleo essencial Lavanda que é um aroma calmante e pode ser usado tanto para acalmar a ansiedade nervosa quanto para acalmar fisicamente uma erupção cutânea ou irritação, assim causando uma atmosfera amorosa, aconchegante, de ternura e calma.

Um outro exemplo é o óleo essencial Laranja Doce que tem um aroma cítrico, fresco e adocicado e pode ser usado para deixar o ambiente leve assim trazendo alegria e amenizando preocupações ou ansiedade, um uso perfeito para quando for dormir.

Ajudando nossos filhos na sua rotina

O volume de lições de casa, as atividades extracurriculares, a “pressão” por bons resultados, cada vez mais, as crianças têm sido expostas a fatores estressores. Além disso, há o excesso de estímulos externos em meio aos quais os pequenos já nasceram, com o fácil e prematuro acesso a tablets, smartphones e afins. Nesse contexto, em grande parte dos casos, a falta de concentração vem se tornando algo mais comum em nossos filhos.

Existem diversas causas dessa falta de concentração de nossos filhos como dito acima, mas também podemos amenizar esta falta de concentração deixando o ambiente mais harmônico e propicio para a concentração. Um estudo feito por uma neuropsicopedagoda afima que "A criança que, por exemplo, produz apenas por cinco minutos de concentração, o cérebro dela vai começar a entender que ela pode produzir em dez minutos, depois em 15 minutos e assim por diante".

Assim a aromaterapia pode ser importante para nossos filhos conseguir cada vez se concentrar um pouquinho mais. Um ótimo exemplo é o óleo essencial Alecrim que tem um aroma energizante e agradável, assim estimulando uma atmosfera dinâmica de disposição, criatividade, autoconfiança, ideal para o estudo e a concentração. Outro exemplo é o óleo essecial Capim-limão, que possui um aroma cítrico e refrescando, assim proporcionando um ambiente que estimula a criatividade, clareza mental, e sossega a mente. Se por acaso quisermos optar por um conjunto de óleos podemos usar o Blend de óleos essenciais Inspira que é um mix de óleos essenciais que formam um aroma estimulante para a mente, assim proporcionando autoconfiança e concentração para ser criativo.

Todo cuidado e preocupação a mais com nossos filhos é pouco para que eles consigam se concentrar em suas tarefas. Se por acaso ficou interessado e quer saber mais sobre como usar a aromaterapia clique AQUI e confira as formas de como usar os óleos essenciais. Se quiser conhecer nossa variedade de 15 óleos essenciais, 6 mix de óleos essenciais (Blends) e 9 variedades de Ambientalize (essências com óleos essenciais), clique AQUI e confira todas nossas linhas em nosso site.

Leia também

21.03.2024

Suplementos Alimentares

Conheça os benefícios do Polivitamínicos

Suplementos Polivitamínicos A-Z: Conheça o que são, seus benefícios e muitos mais

20.03.2024

Florais de Bach

Você sabe a diferença dos Florais de Bach e os Óleos Essenciais?

Você sabia que existe uma grande diferente entre Florais e Óleos Essenciais? Confira aqui, como que são obtidos, quais as diferenças de utilização e muito mais

14.03.2024

Florais de Bach

Os Florias de Bach em sua rotina

Os Florias de Bach em sua rotina Saiba Como inserir os Florais de Bach na sua rotina e em quanto tempo posso ver algum resultado dos florais na Terapia Floral

Pinterest
fb-share-icon
Instagram
WhatsApp
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments