Se você está se sentindo angustiado, saiba que não é o único.
A rotina conturbada e a autocobrança são fatores muito presentes atualmente. Toda essa pressão pode originar um sentimento de angústia, que se caracteriza pela perda da paz interior, mudança de humor, dor, mal-estar, tristeza, culpa e insegurança. Ou seja, é uma
mistura de questões emocionais e físicas que muitas vezes nos paralisam e impedem de realizar tarefas simples do dia a dia, que dirá sonhos e projetos. Quando vivenciamos demais uma dor e entramos em um sentimento de angústia, ficamos impedidos de evoluir.
Vale ressaltar que sentir medo e angústia faz parte da vida de qualquer pessoa e é perfeitamente normal. São sensações inevitáveis que aparecem por diferentes razões. Porém, quando há um excesso de determinadas emoções negativas, é necessário que se procure
entender o seu motivo e resolver o problema.
Antes de tudo, é fundamental frisar que transtornos psicológicos, de modo geral, precisam de uma avaliação especializada de psicólogos ou psiquiatras. Somente esses profissionais podem descrever o melhor tratamento para cada diagnóstico.
Apesar disso, podemos e devemos dar o primeiro passo e sermos os nossos próprios agentes de cura. Por meio de algumas atitudes incisivas, podemos mudar nosso descontentamento e angústia para uma situação mais confortável, que não nos impeça de seguir com nossos projetos e sonhos.
Abaixo, separamos algumas dicas que você pode seguir no seu dia a dia para administrar o sentimento de angústia:
- > Pratique exercícios físicos: além de manter seu corpo mais saudável, a atividade física também auxilia no relaxamento e libera endorfina, que traz sensações de bem-estar.
- > Controle a respiração: inspire e expire sem pressa e busque se conectar com seu corpo e sua mente. Meditação e Yoga são duas práticas que podem lhe ajudar com isso.
- > Converse: mantenha-se perto de pessoas que lhe façam bem, que promovam sentimentos positivos e que lhe acrescentem.
- > Procure os pensamentos positivos sempre que estiver com sentimentos ruins: pense em coisas e situações que lhe trazem alegria e fazem a vida melhor.
- > Faça uso de terapias alternativas, como os florais de Bach: para os momentos de aflição, de nó na garganta e caos interior, a Thérapi® desenvolveu o Zero Angústia.
Este floral irá ajudar no equilíbrio das suas emoções, lhe trazendo mais serenidade e coragem para sair desse padrão emocional e buscar o seu bem-estar.