O ciúme é um sentimento natural e intrínseco do ser humano, porém complexo e difícil de controlar; desenvolve-se por diferentes razões e é gerado pela pretensão do amor exclusivo de uma pessoa amada. O ciúme não somente é originado em relações amorosas, mas é ali que o sentimento geralmente se evidencia. Nesse contexto, muitos tendem a acreditar, de forma equivocada, que esse sentimento penoso é uma demonstração de amor e zelo por quem se ama.
O ciúme surge como cautela para quando algo nos intimida de alguma maneira. Essa pode ser uma insegurança baseada em uma dificuldade real ou apenas imaginária. Faz parte do instinto do ser humano procurar afastar possíveis ameaças. Entretanto, quando o ciúme passa a ser exagerado e a atrapalhar a rotina individual, do parceiro ou de alguma outra pessoa próxima, é necessário ficar atento.
Dicas para controlar o ciúme nas relações
Dialogue com seu parceiro
Seja claro sobre suas intenções e converse com a pessoa que está do seu lado sempre que se sentir inseguro.
Combata o comportamento controlador
Lembre-se que é impossível controlar a vida do outro como se fosse a sua. Além disso, ninguém gosta de estar em uma relação de desconfiança e autoridade.
Racionalize o sentimento
Ao sentir ciúme, analise se esse sentimento faz sentido e tente entender o porquê de ele estar te incomodando.
Cuide de sua autoestima
Antes de amarmos alguém, é necessário que amemos a nós mesmos. Além disso, uma autoestima forte serve de escudo para a insegurança e ajuda a racionalizar as situações, sendo mais difícil abalar-se por algo que poderia ser ignorado.
Demonstre o amor de outra maneira
O ciúme não é uma demonstração de amor, mas uma tentativa de domínio daquilo que não nos pertence: a vida do outro. Ame sem posse, abrindo espaço para a liberdade individual. O amor é mais bonito quando não aprisiona.
Busque auxílio nos florais
Os florais de Bach ajudam a equilibrar as emoções e a fortalecer a confiança. Totalmente naturais, podem ser conciliados a outros tratamentos como forma de terapia complementar na busca pela inteligência emocional e o autoconhecimento.
O Floral de Bach Thérapi Sem Ciúmes foi desenvolvido para auxiliar no sentimento de ciúmes. O sofrimento causado pelo ciúmes, somado ao medo de perder algo ou alguém, nos deixa tristes, inseguros e em conflito permanente conosco e com o outro. equilibrar esse sentimento traz bem-estar nas relações familiares, amizades e até mesmo na aceitação de um novo membro na família. O uso deste floral de Bach ajudará na autoestima, no autoconhecimento e no desprendimento, fazendo com que a confiança em si mesmo prevaleça.