A importância de manter a autoestima

11.06.2021

A autoestima é a imagem que temos de nós mesmos; é como percebemo-nos enquanto pessoas, seres de particularidades; é a reputação que se tem perante a si próprio. Esta imagem não se trata apenas de aparência, mas de essência.

Com a autoestima elevada, é como se estivéssemos blindados aos percalços.
Sentimo-nos capazes de suportar e superar problemas e nos tornamos donos e regentes de nossos corpos e de quem somos de verdade.

Estar bem consigo mesmo, admirar-se é elementar para que adversidades possam ser dribladas ou vencidas de uma maneira mais leve. Afinal, é impossível ter controle sobre o que acontece externamente, mas podemos ter controle de nossas emoções e do modo como tratamos a nós mesmos.

A angústia gerada pela falta de autoconfiança interfere diretamente na saúde do corpo. O estresse causado por sentimentos negativos enfraquece o organismo e a sua capacidade de defesa, deixando-nos adoecidos física e mentalmente. A depressão e a ansiedade, por exemplo, são problemas comuns e estão associados também à baixa autoestima e à carência de confiança.

A busca por uma autoestima fortalecida começa com o autoconhecimento.
Conhecer e reconhecer os próprios talentos, virtudes e inteligências torna o processo de aceitação mais significativo. Compreender as próprias necessidades e desejos é um ato de respeito a si mesmo e tem a ver com o autocuidado. Cuidar-se envolve reservar um tempo para si e tratar-se com carinho. Autocuidado é zelar pelo corpo, pela mente e pelas emoções.

Dicas para cultivar a autoestima

Para engrandecer a autoestima, primeiro busque cercar-se de pessoas com quem se identifica, que valorizem o que você também valoriza. Não se compare e nem se invalide perante a ninguém; confie em si, seja sincero consigo e conheça-se. Além disso, procure ser mais piedoso com seus erros, desfaça-se do sentimento constante de culpa e trate-se com afeição e esmero.

Nos momentos de autocuidado, procure lembrar que corpo, mente e alma andam juntos. Procure nutrir seu corpo para que se mantenha forte e protegido. Mantenha a mente sã com estímulos positivos. Aprenda coisas novas, desafie-se e sinta orgulho de cada conquista. Estimule-se a nunca parar de melhorar. Faça psicoterapia e alie a ela o uso de florais.

Florais de Bach podem ser seu aliado para a autoestima

Os florais são compostos extraídos das flores propostos para tratar as emoções e fortificar o vínculo entre mente e corpo. O floral Praestima, da Floral Thérapi, tem como potencial auxiliar no desenvolvimento da autoconfiança e, por consequência, alavancar a autoestima e proporcionar bem-estar emocional. De modo completamente natural e possível de ser aliado a outros tratamentos, o floral é a chave para sentir-se mais confiante e confortável com o próprio ser.

Leia também

21.03.2024

Suplementos Alimentares

Conheça os benefícios do Polivitamínicos

Suplementos Polivitamínicos A-Z: Conheça o que são, seus benefícios e muitos mais

20.03.2024

Florais de Bach

Você sabe a diferença dos Florais de Bach e os Óleos Essenciais?

Você sabia que existe uma grande diferente entre Florais e Óleos Essenciais? Confira aqui, como que são obtidos, quais as diferenças de utilização e muito mais

14.03.2024

Florais de Bach

Os Florias de Bach em sua rotina

Os Florias de Bach em sua rotina Saiba Como inserir os Florais de Bach na sua rotina e em quanto tempo posso ver algum resultado dos florais na Terapia Floral

Pinterest
fb-share-icon
Instagram
WhatsApp
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments