14 de fevereiro, Dia Mundial do Amor <3

14.02.2022

No dia 14 de fevereiro, comemora-se o Dia de São Valentim (Valentine’s Day) – o Dia Mundial do Amor. Esta não é uma data exclusiva para os namorados. Em alguns lugares, é também comum que se troquem presentes e cartinhas com pessoas queridas, como amigos e familiares. O 14 de fevereiro é conhecido e celebrado em muitos países como o dia mais romântico do mundo, e é uma oportunidade de avaliarmos e entendermos as diferentes manifestações do amor.

O amor como linguagem

A linguagem é a aptidão que o ser humano tem de produzir, desenvolver e compreender expressões da comunicação e, por consequência, entender e ser entendido. Contudo, nem sempre conseguimos identificar ou demonstrar aquilo que sentimos. Consequentemente, muitos relacionamentos se desgastam, pois tanto as necessidades alheias quanto as nossas próprias não são supridas pela falta de comunicação – e talvez de empenho em se comunicar de forma assertiva.

Todo o ser humano é único e isso é uma verdade universal. Entretanto, muitas vezes não damos importância às particularidades de cada um, colocando a nossa forma de enxergar o mundo como prioridade sobre as outras pessoas. A partir do momento em que passamos a observar aqueles que nos cercam e suas particularidades, temos a possibilidade de estabelecer com estes uma comunicação muito mais eficiente.

De acordo com o conselheiro de relacionamentos e escritor Gary Chapman, existem cinco linguagens básicas pelas quais o amor é expresso e compreendido. Segundo o especialista, cada indivíduo nasce com uma maneira específica de identificar, receber e dar amor. Esse processo é chamado de linguagem. Chapman nos mostra em seu livro “As cinco linguagens do amor” as principais formas que utilizamos para expressar nossos sentimentos.

As cinco linguagens do amor

- Palavras de afirmação

É o amor através da verbalização de elogios e palavras de incentivo.

- Tempo de qualidade

É o amor por meio da atenção plena; um momento especial com a pessoa amada.

- Presentes

É o amor por meio de algo material e palpável. Aqui, o mais importante é o valor simbólico do presente.

- Atos de serviço

É o amor manifestado pelo ato de ser prestativo, de ajudar o outro sem esperar algo em troca.

- Toque físico

É o amor através do contato físico: abraços, beijos, mãos dadas, cafuné.

Na teoria, entendemos e nos identificamos com as linguagens do amor. Sabemos que as pessoas ao nosso redor merecem nosso carinho e respeito. Perpetuamos a linguagem do amor para aqueles que amamos. No entanto, é preciso que cuidemos também de nossos próprios sentimentos, que saibamos nos tratar com carinho. Para que possamos amar alguém inteiramente, devemos amar a nós mesmos primeiro. Os Florais de Bach da Floral Thérapi oferecem o equilíbrio das emoções, melhora na autoestima e no bem-estar para que o amor seja inteiro.

Leia também

21.03.2024

Suplementos Alimentares

Conheça os benefícios do Polivitamínicos

Suplementos Polivitamínicos A-Z: Conheça o que são, seus benefícios e muitos mais

20.03.2024

Florais de Bach

Você sabe a diferença dos Florais de Bach e os Óleos Essenciais?

Você sabia que existe uma grande diferente entre Florais e Óleos Essenciais? Confira aqui, como que são obtidos, quais as diferenças de utilização e muito mais

14.03.2024

Florais de Bach

Os Florias de Bach em sua rotina

Os Florias de Bach em sua rotina Saiba Como inserir os Florais de Bach na sua rotina e em quanto tempo posso ver algum resultado dos florais na Terapia Floral

Pinterest
fb-share-icon
Instagram
WhatsApp
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments